Trabalho eletroeros o EIC 9 semestre
664 palavras
3 páginas
ANHANGUERA EDUCACIONALFACULDADE DE JACAREÍ
Engenharia Mecânica 8º e 9º semestre 2015.
Engenharia Integrada por computador
Prof. Érique
Grupo: Adilson Pimentel Ribeiro 3293586673 Ana Rúbia Simões 2559459080 Cristian Ferreira 3239549424 Jéssica Santana 3292592394 Leandro Silva 3206504583 Marcelo Augusto M. Araújo 255945796
ELETROEROSÃO A FIO
A eletroerosão baseia-se na destruição de partículas metálicas por meio de descargas elétricas. Este processo começou a ser utilizado a cerca de sessenta anos, para a recuperação de peças com ferramentas quebradas em seu interior.
Durante a Segunda Guerra Mundial, as necessidades de acelerar a produção industrial e a escassez de mão de obra impulsionaram as pesquisas de novas tecnologias visando tornar possível o aumento da produção, com um mínimo de desperdício. Esse esforço marcou o ínicio, entre outras realizações, da era da eletroerosão.
Processo
O processo de eletroerosão a fio é largamente utilizado na indústria fabricante de ferramentas, principalmente por permitir usinagem após o processo de tempera o que em outros processos convencionais de usinagem, não é comumente possível.
Apesar das vantagens deste processo, pelas suas características, ele introduz defeitos na superfície das peças, que se não forem reduzidas ou mesmo eliminadas, contribuirão para a sua falha prematura.
Os princípios básicos da eletroerosão a fio são semelhantes aos da eletroerosão por penetração. A diferença que nesse caso um fio de latão ionizado atravessa a peça submersa em água desionizada, em movimentos constantes, provocando descargas elétricas o fio e a peça, as quais cortam o material. O corte a fio é programado por computador e permite os cortes de perfis complexos com exatidão.
Atualmente, a eletroerosão a fio é