composto nitrogenados
Aminas são compostos orgânicos que contêm o átomo de nitrogênio, de caráter básico, na cadeia de carbonos e hidrogênios. São formadas pela substituição, na molécula de amônia (NH3), de hidrogênios por cadeias carbônicas. Desta substituição são formadas, considerando o número de hidrogênio trocados, aminas primárias, secundárias ou terciárias. Os compostos nitrogenados fazem parte do estudo de química orgânica, tema cobrado nas questões do Enem e dos principais vestibulares.
Amina primária
Formada pela substituição de um átomo de hidrogênio por radical de carbono. Amina secundária
Formada pela substituição de dois átomos de hidrogênio por radicais alquila.
Exemplo:
Amina terciária
Formada pela substituição de três átomos de hidrogênio por radicais alquila.
Exemplo:
NOMENCLATURA
Aminas primárias
A nomenclatura é realizada combinando o nome do grupo orgânico ligado ao nitrogênio com amina. O sufixo “o” indicativo da função hidrocarboneto é substituído por “amina” e a posição do nitrogênio deve ser indicada. O tipo de ligação deve ser indicado a partir dos infixos an, en ou in, bem como a posição da insaturação (ligação dupla ou tripla).
Assim: grupo carbônico + amina
Exemplos:
Aminas secundárias e terciárias
A cadeia menor conectada ao N deve ser considerada um radical (sufixo “il”) e posicionada na posição “N”. A cadeia maior deve ser considerada cadeia principal. N,N-dimetilmetanamina
N-etil-N-metil-propanamina
N-metil-etanamina propan-2-amina
Exemplo: 2-aminopentano pentan-2-amina (IUPAC)
Outro tipo de nomenclatura consiste em considerar todos os grupos ligados ao N como radicais e adicionar o sufixo amina.
Exemplos:
metilamina
trimetilamina
AMIDAS
Amidas são compostos derivados dos ácidos carboxílicos pela substituição de um grupo OH por um grupo amino (NH2). Identifica-se esta função pela presença do nitrogênio ligado diretamente ao carbono da carbonila.