Compostos nitrogenados
Separação dos temas
Nitrogenados
Amina: http://www.reocities.com/Vienna/choir/9201/aminas.htmhttp://www.pucrs.br/quimica/professores/arigony/aminas/constante.htm( amidas) eu http://www.oocities.org/vienna/choir/9201/amidas.htmhttp://www.infoescola.com/quimica/funcao-amida/A função orgânica das amidas é caracterizada por compostos formados através da substituição de átomos de hidrogênio da molécula de amônia (NH3) por radicais acila. Assim como, pela ligação direta do nitrogênio com um grupo carbonila (C=O).
O ligante nitrogenado da molécula de amida pode ser o NH2, NH ou N. O fator que determina a participação de cada grupo é o número de radicais da molécula: assim, para um radical acila tem-se o grupo NH2 (amida primária); para dois radicais, o grupo NH (amida secundária); e para três radicais, N (amida terciária).
Nomenclatura
De acordo com a IUPAC, em amidas não-substituídas (primárias), deve-se nomear os radicais da cadeia principal (a exceção do grupo carbonila e do grupo nitrogenado), em seguida nomear a cadeia principal de acordo com o número de carbonos (met, et, prop, but…) e a saturação da ligações (an), e completar com o sufixo amida. Exemplos:
Etanamida
3,3-Dimetil-ButanamidaPara amidas secundárias, indica-se com um N o número de substituições da molécula de amônia antes da nomenclatura dos radicais:
N-Etil-EtanamidaPara amidas terciárias, indica-se com dois N (separados por vírgula) o número de substituições da molécula de amônia antes da nomenclatura dos radicais. Entretanto, se os radicais da amida forem diferentes entre si, deve-se particionar a nomenclatura em N-radical 1- N-radical 2. Exemplos:
Observe que, pode-se agrupar os radicais da cadeia principal com os do nitrogênio se os mesmos forem iguais.
A tabela abaixo mostra algumas amidas que possuem nomenclaturas usuais por estarem presente no ambiente acadêmico e em vestibulares:
Propriedades Físico-químicasAs moléculas de amida, em geral, possuem