Resumo 7 Compostos nitrogenados
são compostos que apresentam Nitrogênio em sua estrutura. São elas:
1. Aminas
Compostos orgânicos que possuem um, dois ou três grupos orgânicos (alquil ou aril) ligados a nitrogênio.
Apresenta Fórmula Geral: RNH2 ou R2NH ou R3N
São classificadas como primárias (RNH2), secundárias (R2NH) e terciárias (R3N).
Se somente grupos alquila estiverem ligados ao N, as aminas serão chamadas alifáticas. Se pelo menos um grupo aril estiver diretamente ligado ao nitrogênio, a amina será denominada aromática.
Existem compostos em que o nitrogênio está ligado a quatro grupos (alquil, aril ou hidrogênio) neste caso, o N é carregado positivamente, sendo denominado sal de amônio.
As aminas voláteis normalmente têm odor bastante desagradável. A putrescina e a cadaverina são produtos da decomposição de proteínas por bactérias. O indol e o escatol são também formados pela decomposição de proteínas por bactérias e contribuem para o odor das fezes. Muitas aminas produzidas por plantas e animais apresentam as mais diversas propriedades fisiológicas. A adrenalina é liberada pelas glândulas supra-renais em situação de intenso medo ou excitação. A nicotina é encontrada em grande quantidade em folhas de fumo, sendo muito tóxica. A cocaína, presente nas folhas de coca leva à sensação de excitação e euforia e causa dependência e insônia. Muitos dos derivados das aminas têm pronunciado efeito fisiológico como as penicilinas, usadas como antibiótico e o LSD, alucinógeno mais ativo até hoje descoberto. As aminas são usadas para a fabricação de produtos de emprego medicinal como os anestésicos locais. As fibras sintéticas como o naylon são feitas a partir de 2 matérias-primas, uma delas é uma diamina.
Nomenclatura As aminas recebem o nome dos radicais, que as formam, seguido da palavra amina. Esses radicais são escritos em ordem alfabética. Se existe algum radical repetido, ele é nomeado uma só vez, com o prefixo di ou tri, conforme a necessidade.