AS QUATRO DISTÂNCIAS, SEGUNDO EDWARD HALL
FIGURA 1 – Teatro Dias Gomes, Oficina dos Menestréis
Esta imagem, é possível perceber a distância pública remota ( a partir de 7,5 m), uma vez que é impossível conversar e transmitir pensamentos com voz normal, usando no caso, o microfone (amplificada). Os detalhes do rosto e do corpo são perdidos a essa distância e a comunicação é auxiliada por gestos e postura corporal. Nesta distância, é notável que o campo de visão fica menor, centradop em um único ponto, no caso o apresentador.
DISTÂNCIA SOCIAL
FIGURA 2 – Restaurante Applebee’s, UnidadeMoema
A distância social é representada pela imagem de um restaurante, onde é possível delimitar “ilhas” (mesas).. A esta distância, não é possível perceber os detalhes visuais e não é esperado o contato físico com o outro, como mostra na figura. As conversas podem ser ouvidas pelas outras mesas. Na imagem, é possível perceber a distância próxima (de 1,20 m a 2,10 m), em que a visão é dada por uma proporcionalidade mais próxima da realidade, havendo um envolvimento maior que na fase remota ( de 2,10 m a 3,60 m.)
DISTÂNCIA PESSOAL
FIGURA 3 – Universidade Presbiteriana Mackenzie
Nesta imagem, pode-se observar tanto a fase próxima (homem de casaco azul com o de mochila, ambos em pé) com uma distância entre 45 cm a 75 cm, como a fase remota (mesmo homem de casaco azul com a mulher a sua esquerda) com uma distância entre 75 cm a 120 cm. A distância pessoal, segundo Hall, separa os membros avessos ao contato, uma bolha de proteção que mantém o indivíduo a uma certa distância do outro. Na sua fase próxima, é possível segurar ou agarrar a pessoa, não sendo aparente a deformação do que é visto. Já na fase remota, a distância é quase a mesma que um braço esticado.
DISTÂNCIA ÍNTIMA
FIGURA 4 – Universidade Presbiteriana Mackenzie
Nesta imagem é possível observar a distância íntima