A ATUAÇÃO DO RAIO- X NA MUTAÇÃO GENÉTICA
DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA
A ATUAÇÃO DO RAIO- X NA MUTAÇÃO GENÉTICA
EDUARDO STROPARO
GUILHERME EMÍLIO TAMANINI
MATHEUS DA COSTA
RAQUELLE TOFFOL
WILLIAM FRARE
JOINVILLE-SC
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO………………………………………………………………..…02
2. INTRODUÇÃO DO RAIO-X E SUA HISTÓRIA……………………………..03
3. MODALIDADES TERAPÊUTICAS…………………………………………...04
4. A AÇÃO DAS RADIAÇÕES NO ORGANISMO HUMANO………….……..05
5. EXEMPLOS DE EFEITOS SOMÁTICOS……………………………….…....05
6. ALTERAÇÃO DOS RAIOS-X NO DNA HUMANO…………………….……06
7. TERATOGÊNESE……………………………………………………………....07 CONCLUSÃO..………………………………………………………………..…...08
REFERÊNCIAS………………………………………………………………………09
INTRODUÇÃO
A partir deste Trabalho veremos sobre as mutações e outras patologias causadas pelos raios-X, que é um tipo de radiação eletromagnética com freqüências superiores às radiações ultravioletas. Wilheelm Conrad Rontgen ganhou o prêmio Nobel de física em 1901, pela sua descoberta do raio X e a primeira radiografia ocorreu em 1895 na Alemanha.
Sendo uma descoberta bastante antiga para medicina que foi, e ainda é hoje utilizada para produzir imagens clínicas, permitindo que um paciente seja examinado internamente sem nenhuma cirurgia. Com o aprofundamento dessa técnica radiográfica, mais tarde descobriu-se que sua utilização constante e sem proteção causaria danos ao ser humano, como diversas doenças causadas pela radiação que iremos tratar a seguir.
“Um grande número de invenções verdadeiramente notáveis ocorreu no século XIX, mas o descobrimento de Roentgen fascinou o publico de modo especial – ele proporcionou um meio de: sem cortar, nem abrir, explorar o corpo humano”. (GRAHAM FARMELO)
2. INTRODUÇÃO DO RAIO-X E SUA HISTÓRIA
O raio-X foi descoberto em 1895 por W. Roentgem. No entanto, durante a pesquisa de H. Becquerel em si mesmo, constatou-se o primeiro efeito biológico dos raios X.