COMPOSTAGEM
A mata de Santa Genebra é o maior remanescente de Mata Atlântica do município de Campinas, e a segunda maior floresta urbana do Brasil, ficando atrás apenas da Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro. Possui uma área de 251,77ha, altitude média de 670m e temperatura média anual de 20,6°C. É definida como uma floresta semidecídua (plantas que perdem parcialmente suas folhas na estação seca) e foi declarada ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) pelo Governo Federal em 1985.
Neste contexto, pesquise e responda as questões abaixo:
O que é uma unidade de conservação?
As Unidades de Conservação são porções delimitadas do território nacional especialmente protegida por lei, pois contém elementos naturais de importância ecológica ou ambiental. Em geral, ao se definir uma área a ser protegida, são observadas suas características naturais e estabelecidos os principais objetivos de conservação e o grau de restrição à intervenção antrópica. Esta área será, então, denominada segundo uma das categorias de Unidade de Conservação previstas por lei, das quais as principais são: Parque Nacional, Estação Ecológica, Reserva Biológica, Reserva Ecológica, Área de Proteção Ambiental, Reserva Extrativista e Área de Relevante Interesse Ecológico.
Que tipo de Unidade de conservação é a Mata Santa Genebra? Explique o seu significado.
O tipo de unidade de conservação da Mata Santa Genebra é a Àrea de Relevante Interesse Ecológico, pois é uma área protegida por leis que é utilizada para fins científicos como: pesquisas e visitação de pessoas (por ser uma mata de suma importância).
Quando e como esta foi instituída?
A Mata de Santa Genebra pertencia às fazendas do Barão Geraldo, que deu nome ao bairro onde hoje está a Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. Parte do patrimônio do Barão passou às mãos da família José Pedro de Oliveira Costa, que preservaram intactos cerca de 100 alqueires da