DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA
SERVIÇO SOCIAL
Thayse Monique da silva
desigualdade, diversidade e violência na sociedade brasileira
Analisando os indicadores sociais
Arapiraca
2013
THAYSE MONIQUE DA SILVA
desigualdade, diversidade e violência na sociedade brasileira
Analisando os indicadores sociais
Trabalho de Serviço Social apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Ética, Politica e Sociedade, Antropologia, Formação Social, Política e Econômica do Brasil, FHTM do Serviço Social I.
Orientador: Prof. Marcia Bastos, GianeAlbiazzetti, Gleiton Lima, Rosane Malvezzi
Arapiraca
2013
SUMÁRIO TOC \o "1-1" \h \z \t "Título 2;1;Título 3;1;Título 4;1;Título 5;1;Título 6;1;Titulo Apêndice e Anexo;1" 1 INTRODUÇÃO PAGEREF _Toc172266842 \h 32 DESENVOLVIMENTO PAGEREF _Toc172266843 \h 43 TRABALHO DE CAMPO113.1ENTREVISTA114CONCLUSÃO14REFERÊNCIAS15
INTRODUÇÃOEsse trabalho tem como objetivo descrever e analisar a desigualdade entre brancos e negros, expressas em diversos indicadores socioeconômicos das condições de vida da população brasileira.
Como caminho metodológico realizaremos uma análise das diferenças no nível de analfabetismo e escolarização entre brancos, negros e pardos, traçando um paralelo dessas taxas com o nível de renda. Verificaremos ainda os tipos de arranjos familiares e a distribuição geral população por cor. Assim teremos um quadro da apropriação da renda nacional, identificando como a desigualdade racial atravessa a desigualdade social no Brasil.
DESENVOLVIMENTOPara uma melhor compreensão da questão racial localizamos alguns momentos-chaves na história do país. Primeiro, na forma de transição do regime escravocrata para trabalhadores livres, no final do século XIX. Foi uma transição tardia, passiva e paternalista. O segundo momento foi durante a ditadura de Getúlio Vargas. O cruzamento do aparato jurídico-institucional com o modelo