Compostagem
Introdução:
Atualmente à uma grande preocupação com a forma de explorarmos o meio ambiente. Pensando neste contexto, existem técnicas que viabilizam a sustentabilidade. Sendo o caso da compostagem que é o processo de degradar os materiais orgânicos pela ação dos microorganismos em um meio natural. Como o Brasil é um país onde poucas pessoas fazem a separação do lixo orgânico do inorgânico, esta técnica se torna viável economicamente.
O que é compostagem doméstica? É um processo de reciclagem da matéria orgânica (de cozinha, da horta, do jardim...) realizado atrás de microrganismos que transformam os resíduos biodegradáveis em um fertilizante rico em nutrientes, a que se chama composto.
Quem pode fazer a compostagem doméstica? Se a sua casa tem um pequeno espaço externo livre, a compostagem doméstica é ideal para si. Junte os restos da preparação da comida e materiais de jardim e despeje-os no compostor. Cubra com alguns ramos e folhas secas e deixe a natureza seguir o curso.
Como montar o compostor? O compostor é muito fácil de montar e é constituído por quatro peças: Tampa, Corpo, Porta e Base, que podem ser facilmente montadas por encaixe.
Onde se pode colocar o compostor?
O local do compostor deve ser de fácil acesso, ter água próximo e ser protegido do vento, perto de uma árvore de modo a evitar temperaturas elevadas no verão e baixas no Inverno (boa mistura de sombra e sol).
O compostor deve ser colocado em contacto com a terra, que deverá ter uma boa drenagem de modo a que a água possa escorrer e infiltrar-se quando chover.
Materiais a compostar: De modo geral, todos os materiais naturais provenientes da cozinha, do jardim ou do quintal podem ser colocados no compostor. Há, no entanto, alguns cuidados a ter em conta para que o processo decorra sem quaisquer sobressaltos. Por exemplo, se depositar ossos ou espinhas em quantidade no compostor poderá atrair ratos ou outra bicharada indesejável. Os resíduos que podem e devem ser