Compostagem
A compostagem é o processo onde ocorre a decomposição e estabilização de matérias orgânicas de forma que haja aumento de temperaturas termofílicas resultando assim na produção de calor de forma biológica. A mesma é um processo de decomposição, que ocorre através da ação de microrganismos de forma aeróbia.
Ela também pode ocorrer naturalmente no meio ambiente de forma que há degradação da matéria orgânica, porem normalmente é feita por ação (influencia) do ser humano, que desenvolveu técnicas para acelerar este processo para melhor atender suas necessidades.
Segundo Aquino (2005) os resíduos orgânicos sofrem transformações metabólicas desde que fornecidas às condições de umidade, aeração e microrganismos como bactérias, fungos, actinomicetos, protozoários, algas, além de larvas, insetos etc., que têm na matéria orgânica in natura sua fonte de matéria e energia. Como resultado da digestão da matéria orgânica por esses organismos, ocorre à liberação de nutrientes como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio e magnésio se transformando em nutrientes minerais. Ou seja, esses elementos, antes imobilizados na forma orgânica, tornam-se disponíveis para as plantas num processo conhecido como mineralização.
Como umas das principais vantagens da compostagem temos (DO NASCIMENTO et al., 2005) :
• "melhora da saúde do solo”. A matéria orgânica composta se liga às partículas (areia, limo e argila), ajudando na retenção e drenagem do solo melhorando sua aeração;
• aumenta a