Trabalho de hidrovias
TÉCNICO EM LOGÍSTICA
Alessandra Oliveira
Amanda Almeida
Maísa dos Anjos
Marcos Vinicius
Rodolfo Barbosa
Romulo Moreau
MODAL HIDROVIÁRIO
ILHÉUS
2014
Alessandra Oliveira
Amanda Almeida
Maísa dos Anjos
Marcos Vinicius
Rodolfo Barbosa
Romulo Moreau
MODAL HIDROVIÁRIO
Trabalho apresentado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI.
Como requisito para obtenção de nota da matéria Introdução a Logística.
Docente: Prof. Aécio Lucas Souza Araújo
ILHÉUS
2014
Introdução
O modal aquaviário utiliza – se do meio que tem maior espaço físico do planeta. Talvez possa ser considerado o mais diversificado, demandando diferentes qualificações de pessoas em sua organização. É o mais simples modal entre os demais. Essa particularidade do abrangente universo que o transporte aquaviario possui, exige do gerente uma visão ampla e ao mesmo tempo específica de suas atividades.
Apresentação do Modal Hidroviário
A navegação surgiu a partir da necessidade de sobrevivência do homem na questão relativa a pesca, e de transporte, onde o homem, de forma muito primitiva, resolve elaborar seu instrumento de transporte. Mais tarde, o comércio viria a lançar uma segunda proposta de transporte marítimo para seus fins específicos, as especiarias. No principio navegava-se em pequenas embarcações nos rios e baías, procurando sempre as águas mansas, mais seguras e à vista de terra. Com a ampliação das estruturas o homem passou a se aventurar em viagens cada vez mais longas, porém sempre as vistas da costa.
Durante os séculos XV e XVI, os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, lançaram-se nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico com dois objetivos principais: descobrir uma nova rota marítima para as Índias e encontrar novas terras. Este período ficou conhecido como a Era das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos.
Neste período, os países