Compostagem
IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
NO AMBIENTE FORMAL.
SILVA, Aline Maria Silva e1 ; LEANDRO, Rosana Angélica de Souza 1 ;
MODESTO-ZAMPIERON, Sônia Lúcia2 .
1
Estudante do Curso de Ciências Biológicas
2
Professora Doutora, Coordenadora do Projeto de Pesquisa (UEMGFESP)Professora Adjunta da FESP/UEMG
I - INTRODUÇÃO
Numa retrospectiva deste século, percebemos que o homem vem alterando o perfil da superfície terrestre com uma velocidade no mínimo preocupante, a ponto de suas conseqüências só poderem ser dimensionadas muito tempo depois – às vezes tarde demais ( SCARLATO & PONTIN,1982)
Hoje, mais do que nunca, pode se perceber uma preocupação crescente com as questões ambientais, e por conseqüência, uma propagação de programas de
Educação Ambiental (CORSON, 1996)
Segundo Maranhão (2005) ao divulgar os resultados do último Censo
Escolar, o Inep deu destaque ao fato de que 65% das escolas de ensino fundamental inseriram a questão ambiental em suas práticas pedagógicas. Para o autor, cumprem sua obrigação, já que se trata de um dos temas transversais ao currículo obrigatório. No entanto, sabemos que, devido à precariedade da infra-estrutura de nossos estabelecimentos, torna-se difícil para os professores abordar a questão de maneira adequada e com conhecimento de causa. Por isso temos que aplaudir aquelas escolas que se empenham em formar cidadãos e futuros profissionais segundo a ótica do desenvolvimento sustentável (MARANHÃO, op. cit).
O importante é que, passo a passo, a temática ambiental vem se tornando prioridade em todos os níveis de ensino, já que não existe alternativa de progresso econômico e social, a não ser a que considera a relação equilibrada do homem com seu ambiente. A educação ambiental (EA) está, pouco a pouco ocupando o seu lugar, tanto nos ambientes formais, quanto nos informais.
Atualmente, há uma significativa preocupação com esta quase recente