Composição Grupos e Sub Grupos
ATIVO PASSIVO
ATIVO CIRCULANTE PASSIVO CIRCULANTE
ATIVO NÃO CIRCULANTE PASSIVO NÃO CIRCULANTE
Realizável a Longo Prazo
Investimentos PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Imobilizado Capital Social
Intangível Reservas
1.1 Composição qualitativa – Ativo
Ativo: Compreende as aplicações de recursos representadas por bens e direitos, as contas do ativo são dispostas em ordem crescente dos prazos esperados de realização.
Ativo Circulante: O ativo circulante abrange valores realizáveis no exercício social subsequente, entende-se aquela que ocorrerá no exercício seguinte (prazo de 12 meses seguintes ao do balanço).
Ativo Não Circulante: São incluídos neste grupo todos os bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade.
Ativo Realizável a Longo Prazo: São classificados no Realizável a Longo Prazo contas da mesma natureza do Ativo Circulante, que tenham o prazo de realização superior a um ano a partir do próprio balanço. Investimentos: devem ser classificadas as participações societárias permanentes, assim entendidas as importâncias aplicadas na aquisição de ações e outros títulos de participação societária, com a intenção de mantê-las em caráter permanente, seja para se obter o controle societário, seja por interesses econômicos, entre eles, como fonte permanente de renda.
Imobilizado: São os bens e direitos, tangíveis e intangíveis, utilizados na consecução das atividades-fins da empresa.
Intangível: Os ativos intangíveis compreendem o leque de bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade.
1.1.1 Regras que orientam o ordenamento das contas BP
Prazo (vencimento): Poderá ser de curto e longo prazo. No curto prazo os vencimentos das contas (receber/pagar) é de até um ano, já no longo prazo os vencimentos das contas (receber/pagar) serão superior a um ano.
Grau de