Manual
▪ Objetivo:
Mapear os processos do setor de orçamento na utilização do sistema de informação OPCAO.
▪ Visão:
Registrar os processos e atividades desempenhadas no cotidiano da empresa, retratando a situação necessária para o funcionamento eficiente do sistema OPCAO.
Definições
▪ Projetos:
Fonte da receita e despesa operacional da Empresa. Sendo assim pode ser um agrupamento, um sub agrupamento ou um centro de custo propriamente dito. A escolha destes depende do impacto financeiro fronte a empresa. Logo, são os empreendimentos da empresa divididos por ativos e inativos, como também pelo o seu status.
▪ Módulos do Projeto:
Divisão do projeto em seus respectivos setores. Sua finalidade é organizar o orçamento e o macroplanejamento, como também fornecer uma visão deste pelos os conjuntos de trabalhos ou processos.
▪ Grupo de Serviços do Projeto:
Divisão do projeto em seus respectivos serviços (01 – Instalações Elétricas; 02 – Administração da Obra). Objetiva a organização do orçamento e do macroplanejamento, como também fornecer uma visualização deste por conjunto de serviços.
▪ Calendário do Projeto:
Informar às datas que não serão utilizados no período do projeto.
▪ Insumos e Composições do Projeto:
Banco de dados de todos os insumos, composições e serviços utilizados no projeto. Estão agrupados por: material de consumo, bens duráveis, mão de obra, produção, empreiteiros, composições, transporte e verbas.
▪ Grupos:
Principal característica de determinado conjunto de insumos. Objetiva a obtenção de um banco de dados de todos os insumos, composições e serviços utilizados na empresa inicialmente agrupados por grupos. Logo é a hierarquia inicial do item, define a incidência de encargos e os tipos de itens (MC – Material de Consumo).
▪ Subgrupos:
Sub divisão dos itens do grupo pela sua característica de despesa, ou seja, relacionar o sub