Ergonomia dos uniformes
DESIGN DE PRODUTO
BIANCA MOURA E TAYANE MATOS
PROJETO DE ERGONOMIA EM
UNIFORMES PARA GARIS
SALVADOR
2011
BIANCA MOURA E TAYANE MATOS
PROJETO DE ERGONOMIA EM
UNIFORMES PARA GARIS
Projeto de soluções nos problemas ergonômicos nos uniformes dos Garis.
Orientador: Mauricio Portela.
SALVADOR
2011
O Vestiário é uma ferramenta de criar uma imagem com sua imagem, caráter e segurança, bem estar e dentre outras. Na decorrência dos séculos as profissões foram ficando mais coerentes e implantados os uniformes onde são identificadas as funções de cada pessoa.
A palavra gari vem em homenagem Pedro Aleixo Gary, pois durante o império ele reuniu funcionário para limpar as ruas do Rio de Janeiro. Aleixo foi o primeiro a assinar o contrato de limpeza urbana no Brasil. Os funcionários passaram a ser chamados de “garis”.
No Brasil, os garis são os profissionais da limpeza que recolhem o lixo das residências, indústrias e edifícios comerciais e residenciais.
[pic] Garis uniformizados limpando o sambodromo.
As principais atividades do Gari são: Varrer ruas, praças e vias públicas, recolher dejetos jogados, trabalhar em equipe para realizar a limpeza da cidade e chamar uma equipe de limpeza mais pesada quando necessário, Percorrer um caminho pré-determinado, recolhendo o lixo jogado. Levar o lixo recolhido para o caminhão, que o leva para lugares preparados para receber esse lixo.
[pic] Gari varrendo a rua.
Analisando as atividades exercidas pelos profissionais da limpeza urbana, constatamos alguns problemas no uniforme. Os Garis ficam expostos ao sol, pois trabalham em ambiente aberto, a objetos