ERGONOMIA DO CARTEIRO
Trabalho de Ergonomia aplicada ao
Carteiro na manutenção da Saúde e Segurança no Trabalho.
Professor: Gabriel Kahler Turma: 311
Alunos: Adilson Elias, André Leite, Janaina Santos, Marla Roth, Michele Tigre, Nigel Freitas.
Florianópolis, 01 de dezembro de 2014
Introdução
Levando em conta a temática proposta e se fundamentando em pesquisas que nos auxiliaram a encontrar algumas resposta sobre a ergonomia aplicada a função do carteiro. Durante o discorrer do tema, aplicaremos a ergonomia que é endossada pela NR 17. Abordaremos os principais problemas, causas, vantagens e desvantagens para a melhoria da condição de trabalho do carteiro.
O que é Ergonomia?
Ergonomia designa o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas. O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras de desempenhá-lo visando a otimização do bem-estar e, consequentemente, aumento da produtividade.
O que a NR 17 defende e exige.
A nr 17 é a que enquadra e defini as condições adequadas para a realização do trabalho de forma a obter do trabalhador o maior desempenho com o mínimo de lesões ou esforço possível. Algumas destas que asseguram as condições de trabalho estão a baixo expostas.
17.1. Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
17.1.2. Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo,