ergonomia carteiros
Neste trabalho iremos abordar uma profissão criada há muito anos e que até os dias de hoje é de suma importância, a profissão de carteiro, pois quem nunca precisou receber ou enviar uma correspondência? Portando durante o desenvolvimento deste trabalho iremos nos aprofundar um pouco mais sobre a parte da ergonomia na vida do carteiro, se ela existe e como é aplicada, além de conhecer mais sobre um pouco mais da história de um dos órgãos tão importantes para todos nos cidadãos que é o correios.
Correios – Carteiros
A palavra correios em seu significado tem como carteiros, mensageiros embora o seu serviço de carteiro como vemos hoje surgiu no Brasil no século XIX período da Regência. Em 1663 com Luiz Gomes da Matta Neto que era o Correio-Mor do Reino em Portugal surge os Correios no Brasil que funcionava como uma organização paraestatal qualificada para receber e expedir toda correspondência do Reino, porém a entrega das correspondências era muito precária, pois as pessoas não queriam pagar pelos serviços de correios e optavam por usar a mão de obra gratuita, como bandeirantes e escravos.
Em 1835 a Corte autorizou a entrega de carta a domicilio, porém só receberiam suas correspondências aqueles que pagassem contribuições altíssimas e fossem casas comercias ou particulares, alguns anos depois em 1852 foi telégrafo chegou ao Brasil, e foram chamadas de mensageiros as pessoas que faziam a entrega dos telegramas.
“Carteiro é a designação privativa dos serviços dos Correios. Hoje, a palavra carteiro é utilizada indistintamente para a entrega de cartas e de telegramas.”
“A Repartição Geral dos Telégrafos era separada do Departamento de Correios; somente em 1931 é que houve a fusão dos dois serviços, criando-se o Departamento de Correios e Telégrafos - DCT. Em 20 de março de 1969, o antigo DCT foi transformado na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT.”