Apostila Projeto Do Produto
1.1. Introdução
Este capítulo contextualiza o tema no cenário atual, evidenciando a sua importância diante das novas condições de concorrência. Busca também discutir a abordagem a ser adotada no ensino e na formação de profissionais em Engenharia de Produção. Nosso objetivo é o de estabelecer um pano de fundo para a condução do tema.
1.2. Produtos e Política Industrial
A abertura econômica e conseqüente unificação dos mercados; as rápidas mudanças tecnológicas; o acesso à informação e a costumerização ou fragmentação de mercados; que caracterizam a realidade sócio-econômica em nosso tempo, determinam para as empresas a necessidade da produção de produtos word class. Para tanto, as empresas tem adotados estratégias tecnológicas e organizacionais que buscam fundamentalmente a flexibilidade dos sistemas produtivos. No campo organizacional, consolida-se o conceito de network manufacturing, caracterizado pelo estruturação em rede de pequenas empresas com capacidade de produzir uma variedade de produtos eficientemente.
Dentro deste contexto, a atividade de desenvolvimento do produto e o projeto do produto1, tem configurado-se como um dos elementos chave na determinação da competitividade industrial.
É no lançamento de um novos produtos que as empresas expõem sua real capacidade competitiva. No Brasil, apesar das distintas dinâmicas de inovação nos diversos setores industriais, percebe-se uma assimilação tardia desta realidade. Em termos gerais o país viveu até o final dos anos 80 sob uma política industrial e tecnológica caracterizada pela substituição de importações. Assim os produtos aqui fabricados, protegidos por barreiras tarifárias, não sofreram, com a mesma intensidade, as pressões advindas do acirramento da competição nos mercados. 1
Os termos desenvolvimento de produto e projeto do produto são tratados as vezes como sinônimos; outras como se o
segundo constituisse um subconjunto do primeiro. Se considerarmos as novas