Ergonomia nos Correios
Ergonomia (do grego: ergon (trabalho) e nomos (leis ou normas)) é a ciência que estuda o bem estar humano, o conforto e a produtividade no trabalho, tais quais que estão altamente relacionadas. Algumas definições do termo:
Montmollin,
M. -
A Ergonomia é
a
tecnologia
das
comunicações homem-máquina (1971).
Grandjean, E. - A Ergonomia é uma ciência interdisciplinar.
Ela compreende a fisiologia e a psicologia do trabalho, bem como a antropometria é a sociedade no trabalho. O objetivo prático da Ergonomia é
a
adaptação
do
posto
de
trabalho,
dos
instrumentos, das máquinas, dos horários, do meio ambiente às exigências do homem. A realização de tais objetivos, ao nível industrial, propicia uma facilidade do trabalho e um rendimento do esforço humano (1968).
Leplat, J - A Ergonomia é uma tecnologia e não uma ciência, cujo objeto é a organização dos sistemas homens-máquina (1972).
Murrel, K.F. - A Ergonomia pode ser definida como o estudo científico das relações entre o homem e o seu ambiente de trabalho
(1965).
Self - A Ergonomia reúne os conhecimentos da fisiologia e psicologia, e das ciências vizinhas aplicadas ao trabalho humano, na perspectiva de uma melhor adaptação ao homem dos métodos, meios e ambientes de trabalho.
1
Wisner -
A Ergonomia é
o
conjunto
de
conhecimentos
científicos relativos ao homem e necessários à concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto e eficácia (1972).
A ergonomia teve sua primeira citação na Itália, no ano de
1700, pelo médico Bernardino Ramizzini, trabalho esse “De Morbis
Artificum” (Doenças ocupacionais), a partir do momento em que ele passou a visitar os locais de trabalho de seus pacientes e notar falhas, e entender o porquê de várias doenças.
A Segunda Guerra mundial foi um grande marco ergonômico, pois nessa surgiram várias máquinas sofisticadas, porém pesadas e difíceis de