Materias
* Carlos Roberto Miranda
A chegada do novo milênio tem nos reservado inúmeras surpresas, mas sem dúvida uma das revelações mais importantes tem sido a rápida informatização de todos os espaços de convivência e existência humanos. Em apenas cinco anos, a partir de 1990, a internet transformou-se na maior biblioteca e no maior banco de dados do planeta. O primeiro provedor brasileiro de acesso à internet surgiu apenas em 1994 mas, de lá para cá o crescimento da rede brasileira também tem sido vertiginoso.
Esse processo de informatização, acompanhado do crescimento da internet, tem levado as pessoas a ampliar a visão que têm do mundo. Com a internet, pode-se encontrar em muito menos tempo e com muito mais facilidade as pessoas e as informações procuradas.
Um dos espaços importantes neste processo é o da segurança e da saúde no trabalho, onde a internet tem se revelado uma tecnologia inovadora, abrindo novas perspectivas que podem permitir a redução dos custos e o aumento da oferta de serviços. No campo da formação e da atualização profissional, o crescimento da internet tornou possível a expansão do ensino à distância via Web e da atualização on line. Mas, o impacto principal vem acontecendo na área das pesquisas, que conta hoje com numerosos bancos de dados on line e com uma comunicação rápida e eficiente de informações científicas.
Além disso, a facilidade de acesso às informações que é proporcionada pela internet e o aumento do número de sites com conteúdo voltado para a área de saúde vêm promovendo mudanças significativas na própria relação entre o paciente/trabalhador e o profissional da área de segurança e saúde.
Os mecanismos de busca
Hoje a rede já conta com mais de 1 bilhão de páginas www. O problema é que quanto mais cresce, mais a internet se assemelha a um labirinto virtual de