O forno microondas
O principal componente de um forno microondas é uma válvula especial chamada “magnetron”. O magnetron produz a radiação de microondas em 2.450 MHz a uma potência de 900 W usada para aquecer os alimentos. Abaixo temos o esquema em blocos de um forno microondas:
O circuito de controle é uma placa de circuito impresso localizada atrás do painel. Nesta placa há um CI microcontrolador. O CI micro recebe as informações do teclado e controla através de relês o funcionamento da fonte de alta tensão. Esta fonte é encarregada de fornecer os 4.000 V necessários para o funcionamento do magnetron.
PARTE MECANICA
É formada pela cavidade, gabinete, painel, porta e seus componentes e as bases de sustentação. Abaixo destacamos os componentes que formam a parte mecânica de um forno microondas:
CAVIDADE DO FORNO MICROONDAS
A cavidade é o recipiente metálico que sustenta todos os componentes do microondas e dentro da qual os alimentos são aquecidos. A cavidade reflete as microondas emitidas pelo magnetron sobre o alimento colocado dentro. O tamanho da cavidade é indicado em litros e determina o tamanho do forno. Assim temos fornos de 26 litros, 30 litros, 34 litros, 45 litros, etc. Dentro da cavidade temos a tampa guia das ondas que pode ser de mica ou de plástico para evitar a entrada de sujeira nos dutos onde passam as ondas. Abaixo vemos o aspecto físico de um tipo de cavidade e a tampa guia de ondas:
PORTA DO MICROONDAS
A portas é feita de ferro com pequenos furos. No vão da porta são encaixados os trincos para o travamento junto com a respectiva mola. Na frente da porta vai encaixada ou parafusada um visor de acrílico. Na parte interna temos um plástico adesivo usado para evitar o acúmulo de vapor d’água no visor acrílico. Em volta da