Responsabilidade social
A responsabilidade social se apresenta como um tema cada vez mais importante no comportamento das organizações, exercendo impactos nos objetivos, nas estratégias e no próprio significado da empresa.
Algumas empresas confundem Responsabilidade Social com Filantropia. Mas o que é Responsabilidade Social?
O termo "responsabilidade social" demonstra sempre a idéia de prestação de contas, ou seja, alguém deve justificar a própria atuação perante outrem.
Durante muito tempo, assim foi entendido, uma visão tradicional, como sendo a obrigação do administrador de prestar contas dos bens recebidos por ele.
(economicamente, a empresa é vista como uma entidade instituída pelos investidores e acionistas, com objetivo único de gerar lucros).
Todavia, esta perspectiva não se aplica mais no mundo atual.
Já se sabe que a empresa não se resume exclusivamente ao capital, e que sem os recursos naturais (matéria-prima) e as pessoas (mão-de-obra), ela não gera riquezas, não satisfaz às necessidades humanas, não proporciona o progresso e não melhora a qualidade de vida.
Assim, afirmamos que a empresa está inserida em um ambiente social.
Podemos nos basear como conceito de Responsabilidade social, a atitude ética das instituições em todas as suas atividades, ou seja, todas as interações da empresa, seja ela com os funcionários, fornecedores, clientes, acionistas, governo, concorrentes, meio ambiente e comunidade, desta feita, os preceitos da responsabilidade social podem balizar, todas as atividades políticas empresariais.
Assim devemos nos pautar em valores éticos que promovam o desenvolvimento sustentado da sociedade como um todo.
A questão da responsabilidade social vai além da postura legal da empresa, da prática da filantropia ou do apoio à comunidade, significa uma mudança de atitude com foco na qualidade e na geração de valor para todos.
É importante ressaltarmos que a responsabilidade social, ainda é um processo em