COMPOSIÇÃO DE FABRICA DE CERAMICA
Após o descanso vai para o caixão alimentador ja esta misturada , antigamente era manualmente , o alimentador vai comportar a matéria prima , ela vai passar por uma esteira , vai para um desintegrador de terra ,ele quebra o material , as pedras grandes , ele joga fora as pedras grandes metal ou pau . Depois processo de misturador, por enquanto só argila e água. Agora processo de laminação, pra melhorar a extrusão do tijolo , extrusora conhecida como maromba, ela vai passa pela boquilha , como se fosse o molde que da forma do tijolo. A máquina e a vácuo. Dentro da máquina tem um caracol ela empurra a argila a bomba de ar puxa pra trás,assim tira o ar da argila , depois passa pela cortadora . Depois só troca a posição do arame pra fazer o tamanho que quiser, 16 tijolos por cada corte. Pra fazer o tijolo maior troca a boquilha que é o molde . Só fazem pra mineração rio do Norte. O picolé da à forma de dentro do tijolo. O boquilha menor faz quatro tijolos e a grande apenas dois. Por enquanto é braçal o carregamento dos tijolos para o formo.
Funcionários na produção; 9 carreiro , 1 marombeiro que fica no comando de todos os equipamentos , e um que fica na limpeza que reaproveita tudo que é perdido .Mês que vem chega um automotivo , vai diminuir de 11 para 3 funcionários . Agora descansar o tijolo. Sai com 70% de umidade, tem que ter no máximo 30%. Praticamente seco em quatro e cinco dias ,e sete e oito no forno . Peso: entra com 3.200kg e sai com 2kg do forno .Diminui 1 cm após a queima. A cerâmica possui nove fornos.
Produzem 200 milheiro por semana, um por dia o forno, duas equipe de forneiro e o Combustivo de queimo é pau de serra. Depois é arrumado em paletes com 500 tijolos por paletes em uma empilhadeira