Producao De Vidro
O presente trabalho trata da produção das seguintes substâncias: vidro, cimento e cerâmica.
Trata-se também dos processos e etapas da fabricação, das matérias-primas, formas de fabricação e matérias para fabrico
Produção do Vidro
A fabricação é feita no interior de um forno, onde se encontram os panelões. Quando o material está quase fundido, o operário imerge um canudo de ferro e retira-o rapidamente, após dar-lhe umas voltas trazendo na sua extremidade uma bola de matéria incandescente.
Agora a bola incandescente, deve ser transformada numa empola. O operário gira-a de todos os lados sobre uma placa de ferro chamada marma. A bola vai se avolumando até assumir forma desejada pelo vidreiro.
Finalmente a peça vai para a seção de resfriamento gradativo, e assim ficará pronta para ser usada.
As principais matérias-primas para produção de vidro são areia (sílica), feldspato, calcário, carbonato de sódio, carvão, sulfato de sódio, hematita e sucata de vidro. A areia utilizada na manufatura do vidro deve ser quase quartzo puro, mas apesar de ser abundante na natureza, ela precisa ter determinadas características mineralógicas, químicas e granulométricas para ser usada. A barrilha - Na2CO3 - entra na composição do vidro porque contribui para reduzir a temperatura de fusão da areia. Outros componentes são o óxido de chumbo, carbonatos e outros sais necessários para colorir o vidro. Nas operações de acabamento, usam-se diversos produtos, como abrasivos e ácido fluorídrico. As etapas de produção incluem o transporte das matérias-primas para a fábrica; a classificação dos materiais; a pesagem, a mistura das matérias-primas e a introdução da massa no forno. Os procedimentos de fabricação passam por quatro etapas principais:fusão, conformação ou moldagem, recozimento e acabamento. No forno o vidro é fundido e passa para a etapa de conformação ou moldagem, quando uma máquina molda o objecto em poucos segundos, muitas vezes usando o ar. Toda