PRODUÇÃO DO VIDRO
SUMÁRIO:
SUMÁRIO:
2
INTRODUÇÃO
3
HISTÓRIA
3
O VIDRO NA NATUREZA
4
PROPRIEDADES DO VIDRO
4
TIPOS DE VIDRO
5
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
9
VANTAGENS DO VIDRO
16
NORMAS TÉCNICAS
17
RECICLAGEM DO VIDRO
20
MITOS E VERDADES
21
CURIOSIDADES
23
BIBLIOGRAFIA
26
INTRODUÇÃO
Os materiais vítreos têm uma característica extremamente interessante: seja qual for a nossa necessidade, quase sempre temos a possibilidade de vir a utilizá-los nos mais diferentes contextos.
Basta, para isto, olharmos ao nosso redor para verificarmos quão grande é a sua onipresença.
Certamente, e até por isso, muitas vezes os vidros passam completamente despercebidos, uma vez que, naturalmente, fazem parte da paisagem. Muito desta situação vem do fato de que os vidros são materiais conhecidos há bastante tempo. Alguns estudiosos chegam mesmo a dizer que, provavelmente, estão entre os materiais mais antigos feitos pelo homem, sendo utilizados desde o início dos primeiros registros históricos. Assim, é praticamente impossível falarmos de tais materiais sem fazermos menção à própria História da Civilização. Apesar desta convivência, desta familiaridade, o que realmente sabemos sobre os vidros? Responder apenas que são materiais frágeis e que, em alguns casos, são transparentes, não nos parece oferecer a dimensão verdadeira de sua importância na sociedade moderna.
HISTÓRIA
O vidro é uma das descobertas mais surpreendentes do homem e sua história é cheia de mistérios.
Embora os historiadores não disponham de dados precisos sobre sua origem, foram descobertos objetos de vidro nas necrópoles egípcias, por isso, imagina-se que o vidro já era conhecido há pelo menos 4.000 anos antes da Era Cristã, e que fora descoberto de forma casual.
Alguns autores apontam os navegadores fenícios como os precursores da indústria do vidro. Ancorados em uma praia da costa da Síria, os Fenícios