Processo de produção do vidro
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
COORDENADORIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CURSO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Jefferson Moura Santos
ATIVIDADE EXCLASSE: PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO VIDRO
São Luís-MA
2014
INTRODUÇÃO
O vidro é uma das descobertas mais surpreendentes do homem e sua história é cheia de mistérios. Embora os historiadores não disponham de dados precisos sobre sua origem, foram descobertos objetos de vidro nas necrópoles egípcias, por isso, imagina-se que o vidro já era conhecido há pelo menos
4.000 anos antes da Era Cristã, e que fora descoberto de forma casual.
Alguns autores apontam os navegadores fenícios como os precursores da indústria do vidro. Relatam que ancorados em uma praia da costa da Síria, os Fenícios improvisaram uma fogueira utilizando blocos de salitre e soda e, algum tempo depois, notaram que do fogo escorria uma substancia brilhante que se solidificava imediatamente.
Apenas próximo ao ano 100 a.C., as técnicas de fabricação de vidro se desenvolveram. Foi quando os romanos começaram a utilizar o sopro, dentro de moldes, na fabricação do vidro, o que possibilitou sua produção em série. O apogeu desse processo se deu no século XIII, em Veneza.
A indústria moderna do vidro surgiu com a revolução industrial e a mecanização dos processos. Em 1952, na Inglaterra, a Pilkington desenvolveu o processo para produção do vidro Float, conhecido também como cristal, que revolucionou a tecnologia dessa próspera indústria.
A indústria do vidro no Brasil iniciou-se com as invasões holandesas no período entre 1624 e 1635, em Olinda e Recife (PE), onde a primeira oficina de vidro foi montada por quatro artesões que acompanhavam o príncipe Maurício de Nassau. Mas, até o século XX, a produção de vidro era essencialmente artesanal, utilizando os processos de sopro e de prensagem. Foi a partir do início do século XX que a indústria do vidro se desenvolveu com a introdução