Processo de Produção do Vidro
JANAINA ANDRINI
YASMIM FELIPPE
PROCESSO DE PRODUÇÃO DO VIDRO
BLUMENAU
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O vidro já faz parte do dia-a-dia das pessoas. Garrafas, janelas, portas, vasos, copos, pratos, enfim, cada vez mais utilizado pra proporcionar facilidade, conforto e segurança. Com o surgimento inesperado do vidro, e a sua alta demanda juntamente com a revolução industrial proporcionaram a mecanização dos processos. O seguinte trabalho tem como objetivo definir as diferentes variedades de vidro e suas aplicações e também apresentar o seu processo de fabricação. Através de pesquisas em sites e artigos estudamos os seguintes processos de fabricação: Fourcault, Libbey Owens, Pittsburgh, Floot Glass, Sopro (Vidro oco), conhecendo assim, qual o processo mais utilizado e suas vantagens.
1. ORIGEM E HISTÓRICO
Historiadores imaginam que o vidro já era conhecido há pelo menos 4000 anos antes da Era Cristã, não se obtém dados precisos sobre sua origem, mas foram descobertos objetos de vidro nas necrópoles egípcias.
Sobre a sua origem acredita-se que os percursores da indústria de vidro foram os navegadores fenícios. A sua origem teria sido casual: ao preparar uma fogueira numa praia na costa da Síria para aquecer suas refeições, improvisaram fogões usando blocos de salitre e soda. Passado algum tempo, notaram que do fogo escorria uma substância brilhante que se solidificava imediatamente. Descobrindo assim o vidro.
Durante o Império Romano, houve um grande desenvolvimento dessa atividade, com apogeu do século XIII, em Veneza. Após incêndios provocados pelos fornos de vidro da época, a indústria de vidro foi transferida para Murano, onde se produziam vidros em diversas cores, um marco na história do vidro.
Os romanos produziam vidro por técnicas de sopro em moldes para