Relat Rio F Sica 3
FÍSICA EXPERIMENTAL 3
TURMA 3114
DATA
18/03/2015
GRUPO
Laís Silva Pires
Loyane Alfradique
Wesley de Oliveira Costa
Eglyn Cristinie de Castro Silva
TÍTULO
Gerador de Van Der Graaf,
OBJETIVOS
Demonstrar a energia estática através do gerador de Van Der Graaf e praticar, analisar e compreender os mecanismos de eletrização por atrito, contato e indução.
INTRODUÇÃO
Os átomos da matéria são formados de uma grande quantidade de partículas. Dentre elas as mais conhecidas são o próton (carga positiva), o elétron (carga negativa) e o nêutron (carga nula). Quando número de prótons em um átomo é igual ao número de elétrons, este permanece neutro. Esta condição é chamada de Equilíbrio Eletrostático.
A Energia estática é a carga elétrica de um corpo cujos átomos apresentam um desequilíbrio em sua neutralidade. Esse desequilíbrio é possível a partir de um processo chamado de Eletrização, A eletrostática é o ramo da eletricidade que estuda os comportamentos e as propriedades das cargas elétricas em repouso em um corpo que de alguma forma ficou eletricamente carregado, também denominado de eletrizado. O fenômeno da eletricidade estática ocorre quando os átomos de um determinado corpo perdem ou ganham elétrons, ficando dessa forma carregado positivamente ou negativamente.
O estudo da eletrostática teve início com Tales de Mileto no século VI a.C. , no entanto foi Coulomb que realizou estudos demonstrando que atração e repulsão entre as cargas elétricas são Inversamente proporcionais ao quadrado da distância entre elas.
A eletrização pode ocorrer de três maneiras:
Eletrização por atrito - Trata-se de um processo de geração de cargas eletrostáticas, que ocorre pelo atrito entre dois corpos favoráveis a transferência de elétrons.
Eletrização por indução - Ocorre quando um corpo eletrizado altera a distribuição de cargas de um condutor neutro. O corpo eletrizado é colocado próximo ao corpo neutro, permitindo que as cargas do indutor atraiam