Estudante
Daniel Calheiros de Farias
Itabuna
2012
Daniel Calheiros de Farias
Visita à Fabrica de Cerâmica
Trabalho destinado ao Pfº. Dermivam Barbosa como parte dos requisitos de avaliação para conclusão da disciplina Materiais de construção civil I.
Itabuna 2012
Introdução________________________________________01
Desenvolvimento __________________________________02
Conclusão________________________________________03
Introdução
Grande parte das matérias-primas utilizadas na indústria de cerâmica tradicional é natural, encontrando-se em depósitos espalhados na crosta terrestre. Após a mineração, os materiais devem ser beneficiados, isto é desagregados ou moídos, classificados de acordo com a granulometria e muitas vezes também purificados. O processo de fabricação, propriamente dito, tem início somente após essas operações. Nas Cerâmicas compreende todos os materiais inorgânicos, não metálicos, obtidos geralmente após tratamento térmico em temperaturas elevadas. Consideram-se cerâmicas também os materiais cimentícios ou pozolânicos, sejam para uso na indústria da construção civil, sejam utilizados como materiais refratários. O material base para sua fabricação é a argila, um material terroso de granulação fina, que geralmente adquire plasticidade quando umedecidos com água , e resistência quando misturados com alguns outros tipos da mesma.
Desenvolvimento * Matéria prima:
Na fabricação da cerâmica vermelha, ele utiliza apenas argila como matéria-prima, dois ou mais tipos de argilas com características diferentes entram na sua composição, a argila escura para dar resistência, a argila vermelha para dar liga e a argila branca para dar volume, às vezes chega a serem misturados seis tipos de argila essa mistura é feita em uma máquina que chega a fazer 360º, quanto mais misturada a argila maior sua resistência,