Alan Mathison Turing
Biografia.
Alan Mathison Turing, nascido em 23 de Junho de 1912 e falecido 7 de Junho de 1954, foi um matemático, lógico, criptoanalista e cientista da computação britânico. Influente no desenvolvimento da ciência da computação e proporcionou uma formalização do conceito de algoritmo e computação com a máquina de Turing, desempenhando um papel importante na criação do moderno computador. A maior parte de seu trabalho foi desenvolvida na área de espionagem e, por isso, somente em 1975, com a publicação do livro de Andrew Hodges: Alan Turing: The Enigma of Intelligence, nos anos 80, foi que seu brilhante trabalho teórico com os primeiros computadores britânicos só foi reconhecido após a de sua biografia. A partir dela foi possível saber por que Turing, um sujeito excêntrico e um gênio da matemática, tornou-se a principal figura na história do computador. E teve parte de sua vida retratada no telefilme chamado: Breaking the Code.
Apesar de sua fundamental contribuição, ele foi totalmente esquecido após sua morte prematura, talvez pelo preconceito em relação a sua homossexualidade.
Dedicado a teoremas que podiam ser comprovados e à teoria da Computabilidade. Turing, depois de formado, tinha como preocupação, o que se poderia fazer através da computação. Turing chegou, em alguns momentos de sua vida, a ver a si mesmo como uma espécie de computador. Graças ao seu trabalho, antes mesmo do primeiro computador ser desenvolvido já era possível saber quais os limites dessa que é uma das maiores realizações tecnológicas da humanidade. Turing mostrou o que um computador seria capaz de “computar” e que eles poderiam desenvolver sua própria inteligência artificial.
Aos 24 anos de idade, consagrou-se com a projeção de uma máquina que, de acordo com um sistema formal, pudesse fazer operações computacionais. Mostrou como um simples sistema automático poderia manipular símbolos de um sistema de regras próprias. A máquina teórica de Turing pode indicar que