comportamento
Por que os gestores organizacionais, atualmente, precisam de conhecimento sobre
Comportamento Organizacional?
O estudo do comportamento organizacional implica o desenvolvimento das habilidades interpessoais, com o intuito de explicar, prever e controlar o comportamento do indivíduo. Quando ocorre a demissão de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos numa organização, a administração tem o papel de tentar explicar as causas ou os motivos de ter ocorrido tal fato para que se possam tomar as providências. Esta tentativa de explicar não é de grande importância visto que com base em seu conhecimento do comportamento organizacional o executivo será capaz de prever acontecimentos futuros dos indivíduos em determinada tomada de decisão. Um dos grandes desafios enfrentados pelas organizações atuais refere-se à diversidade da força de trabalho, pois elas estão ficando mais desigual no que diz respeito à raça, etnia e ainda ao sexo dos funcionários. O mercado de trabalho que antes era de maioria quase absoluta masculina, hoje se tem grande representatividade das mulheres.
Sendo assim, chegamos a conclusão de que o comportamento não pode ser administrado em sua plenitude e que a melhor maneira de inserir e controlar , mesmo que parcialmente, o comportamento de um funcionário em seu ambiente de trabalho, é controlar o meio em que ele desempenha suas atividades, para que este apresente o comportamento esperado, agindo de acordo com o planejamento e alcançando o seu principal objetivo, trazer crescimento para si e para a organização.
Considerando-se que em uma empresa as pessoas não são iguais, cite e explique dois desafios enfrentados pelos gestores de pessoas, nas organizações atuais.
Um exemplo e a diferença entre Chefe e líder.
O líder precisa agir de acordo com seu discurso, uma vez que suas atitudes devem servir de exemplo para as pessoas que o seguem. Quando qualquer profissional executor de atividades técnicas passa a assumir um papel de