BRIC
Pedro Vinicius Nº23
Joao Vitor N°14
Geografia
Campinas
2014
SESI – CE 403
Pedro Vinicius Nº23
Joao Vitor N°14
Geografia
Campinas
2014
INTRODUÇÃO
BRIC é um acrônimo criado pelo banco de investimentos Goldman Sachs para se referir aos quatro maiores países emergentes do mundo: Brasil, Rússia, Índia e China. A criação desse grupo ocorreu em virtude da necessidade de englobar e fazer um estudo sobre estes países, tendo em destaque até 2050, suas economias juntas superarão as economias dos seis países mais ricos do mundo atualmente (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França e Itália). Tudo isso se trata de uma projeção. Os estudos sobre os países do BRIC revelam que cada país tem um desafio a vencer para chegar às condições projetadas pelos especialistas. Caso isso ocorra, as economias do BRIC poderão alterar toda a conjuntura econômica mundial. Baseado nessa proposta de trabalho fizemos uma pesquisa sobre os países envolvidos no acrônimo, mostrando o lado cultural, econômico, político e social.
BRIC
DEFINIÇÃO Em economia, BRIC é uma sigla que se refere a Brasil, Rússia, Índia, China, que se destacam no cenário mundial como países em desenvolvimento. O acrônimo foi cunhado e proeminentemente usado pelo economista Jim O'Neill, chefe de pesquisa em economia global do grupo financeiro Goldman Sachs, em um estudo de 2001 intitulado "Building Better Global Economic BRICs".
O México e a Coreia do Sul seriam os únicos países comparáveis com os países BRIC, de acordo com um artigo publicado em 2005, mas suas economias foram excluídas inicialmente porque já foram considerados mais desenvolvidas. O Goldman Sachs argumenta que, uma vez que estão em rápido desenvolvimento, em 2050, o conjunto das economias dos BRICs pode eclipsar o conjunto das economias dos países mais ricos do mundo atual. Os quatro países, em conjunto, representam atualmente