BRICS
EEB FREI LUCÍNIO KORTE
26/03/2015
Leonardo Fronza, Roberto Gabriel de Oliveira
3 SÉRIE 1
Introdução
A proposta deste trabalho foi fazer uma pesquisa sobre o BRICS, um grupo politico que prioriza a cooperação comercial entre os seguintes países: Brasil, Russia, Índia, China e África do Sul. Do qual se origina a sigla BRICS. Criado em 2001 por Jim O’Neill, o chefe de pesquisa e economia global do grupo financeiro Goldman Sachs, (nesta época chamado de BRIC, mas em 2011 de transformou em BRICS devido a adição da África do Sul).
Através desta pesquisa, podemos aprender muito sobre algumas características peculiares dos países pertecentes ao BRICS, assim como os benefícios da participação brasileira neste grupo.
Esta atividade propiciou uma oportinidade de aprendermos aplicar as regras da ABNT na construção de um trabalho escolar dentro dos moldes que são exigidos nos trabalhos acadêmicos de uma universidade.
Objetivos
Buscar aprender mais sobre o grupo econômico BRICS;
Aprender a elaborar um trabalho com metodologia de Faculdade;
Entender como viver em um país emergente e as consequências econômicas em que isso se passa.
História
Em 2001, o chefe de pesquisa e economia global do grupo financeiro Goldman Sachs, Jim O’Neill, criou a tese “BRIC”, argumentava que o Brasil, Índia, China e Rússia poderiam se tornar uma potência mundial até 2050.
Desde 2009 esses países realizam cúpulas anuais. A África do Sul pediu em 2010 para ser membro do BRIC. Um processo de admissão formal começou em agosto e terminou na véspera de natal de 2010, e após ser convidada pelos membros do BRIC para participar do grupo, a letra “S” foi acrescentada na sigla.
O presidente Jacob Zuma foi assistir à cúpula do BRICS em Pequim, em 2011, como membro pleno. A África do sul pode influenciar o crescimento econômico e o investimento da África. De acordo com Jim O’Neill, o PIB combinado da África é igual ao do Brasil, Rússia e Maior que o da Índia. A África do Sul é um