Comportamento
.
Aula-tema: Comportamento organizacional/visão sistêmica/mudança
Comportamento Organizacional
O Comportamento Organizacional é um campo que estuda o impacto que indivíduos e grupos e a estrutura tem dentro de uma organização.
O foco é basicamente solucionar problemas e buscar soluções para as empresas. É uma ferramenta humana em prol do homem, que visa uma melhor compreensão do comportamento humano, para fazer as pessoas mais satisfeitas e produtivas.
É importante estudar o Comportamento Organizacional para atuar de forma mais adequada no contexto organizacional, desenvolvendo habilidade interpessoal (relacionamento), que é muito importante para haver um trabalho gerencial eficaz.
Em outras palavras, se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho destas organizações.
O CO possui também variedades dependentes e independentes.
As variáveis dependentes são:
• Produtividade: quando consegue atingir seus objetivos, obtendo resultados aos mais baixos custo possível.
• Absenteísmo: é o não comparecimento do funcionário ao trabalho. É obviamente difícil para uma organização atingir seus objetivos, se seus funcionários não comparecem para trabalhar.
• Rotatividade: é a permanente saída e entrada de pessoas, da organização voluntaria ou involuntária. Quando a rotatividade é muito grande ou envolve a perda de pessoal valioso, pode prejudicar seriamente a eficiência da organização.
• Satisfação com o trabalho: diferença entre as recompensas recebidas de fato pelo funcionário e aquilo que ele acredita merecer.
As variáveis independentes são:
• Nível do Individuo;
• Nível do Grupo;
• Nível do Sistema Organizacional;
A CO, também tem relação com a percepção, onde as pessoas usam o processo perceptivo para prestar atenção e selecionar, organizar, interpretar e recuperar as informações do ambiente ao redor deles.
A percepção é o processo através do qual as pessoas processam as