Comportamento
FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS-FHS
CURSO DE PSICOLOGIA
TETEP-B
Igor Eduardo Coutinho Madeira 8º Período de Psicologia
Título Geral: Análise funcional: o comportamento do cliente como foco da análise funcional.
Tipo de Ficha: Citação
Localização da Obra: Acervo Pessoal
DELLITI, M. (2001). Análise funcional: o comportamento do cliente como foco da análise funcional. In M. Delitti (Org.), Sobre comportamento e cognição: a prática da análise do comportamento e da terapia cognitivo-comportamental (2a ed., pp.37-44). Santo André: ARBytes.
Análise funcional: o comportamento do cliente como foco da análise funcional
Kanfer, 1989 apud Delitti, (2001) “questiona o método científico como um instrumento infalível para a obtenção de dados e discute a possibilidade ou não de uma relação direta entre os eventos de pesquisa e a sua aplicação na prática clínica”. (p.37)
Kanfer, 1989 apud Delitti, (2001) “os sistemas conceituais científicos e a prática da psicoterapia não podem ser idênticos”. (p.37)
“É feita uma análise de alguns dados, objetivos, critério de sucesso, tamanho da unidade de análise, etc., que poderiam levar a um distanciamento entre as duas áreas de atividade”. (p.37)
“A formulação adequada e objetiva do problema segundo uma linguagem científica, a busca constante de tecnologia derivada do laboratório e a monitoração objetiva dos resultados são alguns dos passos propostos pelo autor” (p.38).
“A análise funcional, nesta perspectiva, é um dos instrumentos mais valiosos para a prática clínica, pois é a partir dela que é possível o levantamento correto dos dados necessários para o processo terapêutico [...] A identificação das variáveis e explicitação das contingências que controlam o comportamento permitem que sejam levantadas hipóteses acerca da aquisição e manutenção dos repertórios considerados problemáticos e, portanto, possibilita o