Parafrase
Os dois começam indo ao Inferno, o qual é dividido em 9 círculos: o limbo, o dos luxuriosos, dos gulosos, dos avarentos e perdulários, os iracundos, os epicuristas e hereges, os violentos, os fraudulentos e, por último, os traidores. Dante e Virgílio passam primeiro pelo anteinferno, onde existem almas que nãos capazes de fazer escolhas morais sendo castigadas, e depois por esses círculos, vendo os castigos aplicados nas almas pecadoras, como chafurdar na lama, deitar sobre areia quente sob uma chuva de brasas, etc. No final, chegam em Lúcifer pelo qual saem do Inferno e vão para o Purgatório, que é dividido em sete cornijas.
Começam a escalar o antepurgatório, dividido em dois terraços: o primeiro dos excomungados, e o segundo dos impenitentes, indolentes e negligentes. Então, encontram-se no portão do Purgatório, onde um anjo desenha sete “Ps” na testa de Dante, cada qual significando um pecado que deve ser lavado. A primeira cornija é a dos orgulhos, seguida pelos invejoso, depois iracundos, preguiçosos, avarentos, gulosos e luxuriosos Quando chegam ao final, já não há mais nenhum “P” na testa de Dante, que foi purificado e não precisa mais de Virgílio.
Então, Dante vai para o paraíso terrestre, onde encontra seu grande amor, Beatriz. Passam pela esfera do fogo e vão ao céu da lua. Logo, ascendem ao céu de mercúrio. Seguem para o céu de Vênus, do Sol, de Marte, de Júpiter e de Saturno, até chegarem no oitavo céu, o das estrelas. Nesse, São Pedro testa a fé de Dante e São João faz perguntas sobre o amor. Então, ele e Beatriz vão ao nono céu, o primum mobile. O poeta contempla diretamente o que Deus vê, sendo devolvido a sua forma