comportamento e motivação
1415 palavras
6 páginas
Vida de inseto, um filme que você leitor (a) já deve ter assistido há algum tempo (senão, deve assistir), visto que faz aproximadamente 13 anos que este foi lançado. O filme conta a história do árduo trabalho que um formigueiro tem para colher alimentos para si e também para os malvados gafanhotos. Porém, um incidente faz com que a colheita seja destruída e então, os gafanhotos ameaçam acabar com as formigas se elas não conseguirem colher a parte deles. O tempo é pouco, o medo se espalha e em meio ao despero, na tentativa de solucionar o problema, eis que surge Flick, a formiga trapalhona que sem querer foi culpado pela destruição da colheita. Cheio de esperança, Flick parte em busca de insetos para ajudar o formigueiro nessa situação. Ele encontra um circo de insetos, que acredita ser grandes heróis, mas na verdade o circo parte para um formigueiro pensando que será apenas um show. Pois é, engano e mais trapalhada na certa. No entanto, ao final todos percebem juntos podem fazer grande diferença e assim, conseguem vencer os gafanhotos. É uma soma de risos com conhecimento, isso mesmo. Se obsevarmos, o filme traz mensagens que são valiosas para as organizações, como: trabalho em equipe, as melhores ideias não parte sempre da liderança e acima de tudo, valorizar as diferenças. Não é a toa que o filme foi visto recentemente na aula de Psicologia, como uma proposta de conhecimento e também para resolver algumas questões acerca dos textos sobre liderança e satisfação nas organizações.
Os principais personagens são:
• Flik: uma formiga altruísta, inventora e criativa que não se deixa submeter aos paradigmas criados por uma ideologia de dominação. Apresenta uma espontaneidade e um inconsciente à flor da pele, mas como todo sujeito, tem seu limite e também sofre, apaixona-se e produz sintomas.
• Atta: sucessora do trono real que terá, ao longo da história, que encontrar seu caminho, lidar com seu desejo e criar seu próprio estilo de