Comportamento Organizacional e Motivação
Toda organização é composta por seres humanos, que é o fator fundamental de qualquer resultado esperado.
Dentro de uma organização se faz necessário termos funcionários motivados e o líder é um fator principal neste processo.
O comportamento organizacional investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura tem sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. O que é motivação
A motivação é o impulso interno que gera ação, que tem por finalidade satisfazer uma necessidade individual. A realização desta necessidade traz satisfação, que conduz a um estado de equilíbrio pessoal.
Motivação é o que faz com que os indivíduos dêem o melhor de si, façam o possível para conquistar o que almejam, e muitas vezes, alguns acabam até mesmo “passando por cima” de outras pessoas.
A motivação é gerada por fatores intrínsecos e por fatores extrínsecos:
- os fatores intrínsecos são internos à pessoa (colecionar quadros por prazer, fazer caridade porque isso é a coisa certa, apender filosofia pela satisfação que isso traz, torcer por um time pelas alegrias que isso pode me proporcionar, jogar cartas pelo prazer de ganhar etc.),
- os fatores extrínsecos estão ligados a compensações externas (receber prêmio ou evitar sanção: voar por uma companhia ruim para acumular milhas, escolher uma carreira profissional para agradar o pai, usar um tipo de roupas para ser aceito por um grupo etc.).
A criação de motivações extrínsecas é objeto de muitos estudos; algumas observações daí decorrentes são:
- elas não produzem mudanças permanentes,
- elas reduzem a motivação intrínseca,
- elas podem ser usadas como forma de simples controle.
Muitas vezes, algumas situações geram nas pessoas o sentimentos de baixa autoestima e incapacidade frente as tarefas propostas, o que pode ocasionar insucesso na sua aprendizagem.
A motivação reúne uma série de