TEORIA DO COMPORTAMENTO E MOTIVAÇÃO
O trabalho sempre existiu na vida social, possuindo sua base conceitual não apenas nas Ciências Sociais, como na Sociologia, antropologia, a Economia, a Psicologia, baseando também no caráter político, religioso, econômico, histórico e cultural.
O homem é o produto e também o produtor da sociedade em que vive, apresentando relações contraditórias entre os vários sistemas existentes.
Com a Revolução Industrial no século XVIII E XIX, o homem desenvolveu esforços conjugados para realizar atividades básicas para suprir suas necessidades. Devido a Revolução houve diversas transformações, descobertas científicas e novos avanços tecnológicos para as áreas industriais.
O trabalho é a relação entre a natureza e o homem. O homem compreende, apreende a manipula a natureza. Com isso, ele tem que aprender a registrar e interpretar os fatos e os acontecimentos para poder realizar um trabalho científico em busca de descoberta e invenções.
Segundo Fredmann (1983), o trabalho deverá apresentar os seguintes aspectos: técnico, fisiológico, moral e social.
O comportamento humano apresenta varias teorias são elas:
Teorias cognitivas
Esta teoria define o homem como um ser racional, no sentido de possuir desejos conscientes e que seja seja capaz de satisfazê-los e ser responsável por suas ações.
Teorias hedonistas
Esta teoria defende o comportamento humano como busca de prazer, evitando assim a dor e o sofrimento.
Teoria do instinto
Inspirada no trabalho de Darwin, esta teoria defende o comportamento mais simples que são herdados através de reflexos incondicionais.
Teoria do impulso
É destaque entre as outras, pois define o homem sempre no estado de carência, e seus comportamentos são direcionados na obtenção do que lhe falta para recuperar seu equilíbrio.
A motivação e a hierarquia das necessidades de Maslow
Uma empresa pode ser ótima para uma pessoa, mas para outra pode ser ruim, isso varia de pessoa para pessoa, cada um define