Motivação em comportamento organizacional
1. Descreva os três elementos básicos da motivação.
Os três elementos-chave são Intensidade (o quanto de esforço a pessoa precisa para realizar determinada meta); Direção (escolher um caminho que beneficie a organização); Persistência (tentar atingir a meta sem desistir com as dificuldades).
2. Identifique as teorias clássicas de motivação e avalie sua aplicabilidade nos dias de hoje.
- Teoria da Hierarquia das Necessidades: pressupõe que as pessoas possuem cinco estágios de necessidades básicas distribuídas dos níveis inferiores para os superiores. Os níveis inferiores (fisiológicas e de segurança) são satisfeitos externamente; os níveis superiores (sociais, estima e autorrealização) são satisfeitos internamente.
Hoje, para que um emprego seja minimamente motivador, ele deve satisfazer minimamente as necessidades fisiológicas e de segurança do indivíduo. Trabalhos que satisfaça as necessidades superiores dos empregados podem vir a gerar maior comprometimento com as tarefas.
- Teoria X e Y: tem enfoque na maneira como os funcionários são percebidos, destacando que, da maneira como o líder acreditar que os funcionários se comportam, eles se comportarão. As características dos funcionários possuem duas vertentes – X (nãos gostam de trabalhar, são preguiçosos, evitam responsabilidades e precisam ser coagidos para que atinjam as metas); e Y (funcionários gostam de trabalhar, são criativos, buscam responsabilidades e podem demonstrar auto-orientação).
Hoje existe um aspecto da liderança na motivação que irá definir qual estratégia adotar em função do padrão de comportamento.
- Teoria dos dois Fatores ou da Higiene Motivacional: essa pesquisa foi desenvolvida para descobrir o que era considerado satisfatório no desenvolver de tarefas e o que era considerado insatisfatório.
Ficou evidenciado que os aspectos insatisfatórios estão vinculados à estrutura das organizações onde trabalham – são os fatores higiênicos (supervisão,