Motivação - comportamento organizacional
Comportamento Organizacional – Prof.ª Stella
Administração Diurno – Turma XXI – FEA-RP/USP
Resumo do Capítulo 8 – Motivação: do conceito às aplicações
Administração por objetivos
A administração por objetivos baseia-se na forma de gerir os funcionários dando a eles objetivos e focando na importância de seu trabalho para o sucesso da empresa como um todo, e não na forma de controle e cobrança de prazos e metas sem saber qual é a sua importância específica. Essa forma de gestão vem provando ser mais eficiente e eficaz do que a clássica e antiga forma de mostrar resultados através da junção dos trabalhos operacionais básicos sem que seus funcionários saibam como eles compõem o sucesso da organização. A administração por objetivos funciona “de baixo pra cima”, e o resultado é uma hierarquia de objetivos, que acaba por criar uma vinculação particular entre todos eles. Quatro pilares sustentam esse estilo de administração: a especificidade, a decisão participativa, um período determinado de tempo e o feedback do desempenho.
Programa de reconhecimento dos funcionários
Esse tipo de programa relaciona-se a teoria dos reforços positivos e negativos, bem como o de punição, pois a prática faz com que os comportamentos reconhecidos como bons ou ruins sejam repetidos. Visando sempre reconhecer o trabalho realizado por eles, podendo ser até mesmo um simples “obrigado”, esse programa evidencia um dos pilares da administração por objetivos: o feedback do desempenho.
Programa de envolvimento dos funcionários
O programa visa à gestão participativa, ou a contribuição dos funcionários em setores que muitas vezes fogem da sua alçada, como a parte estratégia de uma organização. Levando em conta sempre seus limites e sua rede de comunicação, as bases operacionais acabam tendo maior motivação em seu trabalho por saber qual a importância e contribuição deste para o sucesso nos negócios gerais da empresa.
O novo planejamento do trabalho e os esquemas