Contabilidade
1 INTRODUÇÃO 3
2 REFERENCIAL TEÓRICO 4
3 considerações finais 9
1 INTRODUÇÃO
Ao longo do tempo, o número de empresas vem crescendo. Porém, atualmente, também cresce o número de falências, sendo comum que empresas abram falência, em média, dois anos após sua abertura. Isso acontece pela falta de planejamento e instrução dos empresários.
Dentro deste contexto, a figura do profissional da contabilidade se mostra indispensável desde o momento do planejamento, persistindo durante toda sua vida útil da empresa. A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.
Nesse sentido, esse trabalho discorre sobre a contabilidade no contexto empresarial, mostrando a necessidade do entendimento de alguns conceitos administrativos para a empresa seja próspera. 2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 CONTEXTO EMPRESARIAL
O profissional da contabilidade é o elo fundamental e importante no crescimento e na solidificação de um empreendimento. Para tal, o profissional deve obter todas as informações necessárias sobre a empresa. Assim, o contador deve conhecer conceitos administrativos como, por exemplo, as funções administrativas.
O engenheiro francês Jules Henri Fayol lutou mais de 30 anos tentando salvar da falência uma indústria de mineração e aço. Seu esforço não foi em vão, pois adquiriu o costume de anotar diariamente os fatos que chamavam sua atenção. Dessa forma, Fayol listou 5 elementos fundamentais para a administração: previsão, organização, coordenação, comando e controle.
Na Teoria Neoclássica, as funções administrativas receberam roupagem nova e atualizada aos elementos da