Comportamento verbal: pessoas que falam demais
O que explica o comportamento de uma pessoa que fala sem parar? Conheça as 4 explicações da psicologia para o comportamento verbal excessivo e o seu oposto
Olá amigos!
Existem basicamente 4 razões que explicam o comportamento verbal de pessoas que falam de mais: a cognição, a motivação, o ambiente e o corpo (cérebro). Escrevo este texto introdutório ao estudo do comportamento verbal a partir da solicitação da nossa querida leitora Raquel.
A pergunta é: como explicar o comportamento de algumas pessoas que falam demais? Que não param de falar?
Bem, o primeiro ponto que devemos entender é que, apesar do que pode parecer à princípio, não existe tanta diferença entre o comportamento verbal e o comportamento verbal encoberto ou privado. Em outras palavras, falar e pensar são comportamentos semelhantes, a única diferença consistindo na possibilidade de ser observado por uma ou mais pessoas.
Digo apesar disso porque temos a tendência de considerar o pensamento como um algo a mais e não é incomum encontrar explicações metafísicas ou transcendentais sobre em que consiste o pensamento.
A fim de simplificar podemos observar uma criança. Por exemplo, esses dias estava em uma viagem de ônibus e um garotinho de cerca de 6 anos estava contando para a sua mãe (em alto e bom som) sobre a diferença dos fonemas Ti e Di. Dizia ele que antes ele não sabia dizer direito o ti e o di e assim confundia todas as palavras que tinham o ti e o di. E como toda criança, ele estava fascinado com a sua descoberta.
Por isso, ele dizia e dizia de novo até que sua mãe pediu para que ele parasse de falar ti e di.
Nesta simples observação do comportamento verbal de uma criança podemos ver como o que a criança pensa e diz é praticamente a mesma coisa. Ou seja, o que ela pensa ela diz e o que ela diz ela está pensando em voz alta. Do mesmo modo quando aprende a ler, a criança lê em voz alta e só com o tempo aprende a