Sustentabilidade
Robson
Acidente ambiental: Bhopal
A “tragédia ambiental de Bhopal” foi um dos piores desastres ambientais ocorridos nas últimas décadas. Tal evento ocorreu no dia 03 de dezembro de 1984, na Union Carbide uma fábrica norte americana de pesticidas localizada em Bhopal – Índia.
A matéria prima utilizada era o Isocianato de metila, substância gasosa altamente tóxica. Cerca de 40 toneladas desses gases vazaram dos tanques de armazenamento da fábrica que estava fechada para reformas, expondo aproximadamente uma população de 500 mil pessoas, em sua maioria trabalhadores. O número total de mortes é controverso, houve num primeiro momento cerca de 3.000 vítimas fatais, mas estima-se que outras 10 mil ocorreram devido a doenças relacionadas à inalação do gás.
Relata-se que no mesmo instante, diversas pessoas saíram às ruas sentindo os sintomas como dificuldade para respirar, vômito com sangue, queimadura nos olhos e tonturas. Mulheres gestantes sofreram abortos, crianças que nasceram no período não conseguiram resistir e muitos dos sobreviventes ficaram com sequelas, sendo a cegueira a mais grave.
Na época, os responsáveis pela Union Carbide se negaram a fornecer informações detalhadas sobre a substância, com isso os médicos não tiveram condições de tratar adequadamente os indivíduos expostos. Cerca de 150 mil pessoas ainda sofrem com os efeitos do acidente e aproximadamente 50 mil pessoas estão incapacitadas para o trabalho, devido a problemas de saúde e as crianças que nascem na região, filhas de pessoas afetadas pelos gases também apresentam problemas de saúde.
O local do acidente permanece abandonado, enquanto que resíduos perigosos e materiais contaminados ainda estão espalhados pela área, contaminando solo e águas subterrâneas, dentro e no entorno da antiga fábrica, colocando em risco também os animais que por ali vivem.
A produção de produtos perigosos requer um cuidado