Treino de Habilidades Sociais
INTRODUÇÃO
DEFINIÇÃO
Segundo Vicente E. Caballo a falta de uma teoria geral que englobe a avaliação e o treinamento das habilidades sociais é um dos principais problemas desse ramo de estudos na psicologia, a falta de uma definição universal e um modelo que guie as pesquisas, faz com que cada estudioso crie uma nova definição para esse termo de acordo com o seu ponto de vista, isso faz com que ele tenha várias definições. A seguir citaremos as definições de Caballo e Del Prette e Del Prette, que são as que mais se encaixam em nosso propósito:
´´O comportamento socialmente hábil é esse conjunto de comportamentos emitidos por um indivíduo em um contexto interpessoal que expressa sentimentos, atitudes, desejos, opiniões ou direitos desse indivíduo de modo adequado à situação, respeitando esses comportamentos nos demais, e que geralmente resolve os problemas imediatos da situação enquanto minimiza a probabilidade de futuros problemas``(Caballo, 1986).
´´Entende se o Treinamento de Habilidades Sociais (THS) como um conjunto de procedimentos aplicáveis à superação de déficits comportamentais onde, busca-se minimizar as dificuldades interpessoais e maximizar os comportamentos socialmente competentes`` (Del Prette e Del Prette, 1999).
O termo Habilidades Sociais refere-se ao conjunto de classes e subclasses comportamentais que o indivíduo apresenta para atender as várias demandas das situações interpessoais, em conjunto estuda-se também as competências sociais que definimos como a capacidade do indivíduo de organizar pensamentos, sentimentos e comportamentos a um nível que atenda as demandas do ambiente social em que está inserido. A interação entre indivíduo e ambiente social está na base da construção das relações sociais, de forma que pessoas mais hábeis socialmente são capazes de estabelecer interações sociais mais satisfatórias (Caballo, 1996). Segundo estudos de Meichenbaum, Butler e Grudson (1981) a definição de um