comunicação
Uma boa comunicação é essencial para a eficácia de qualquer organização ou grupo.
Uma das principais forças que podem impedir o bom desempenho de um grupo é a falta de uma comunicação eficaz, pois as pessoas passam 70% de suas horas se comunicando, portanto, a comunicação é a fonte mais freqüente de conflitos interpessoais.
A comunicação é a transferência de significados e uma pessoas para outra, porém ela precisa se compreendida da transferência é necessário a compreensão do significado.
Uma idéia ótima é inútil se não for transmitida e compreendida pelos outros. Para ser perfeita, se é que possível, existiria quando um pensamento ou idéia fosse transmitido de uma pessoa a outra, de tal forma que a figura mental percebida pelo receptor fosse idêntica a do emissor. Porem por razões que iremos analisar a comunicação perfeita nunca é obtida.
FUNÇÕES DA COMUNIÇÃO
A comunicação age no comportamento das pessoas. Nas organizações as orientações formais devem ser seguidas pelos funcionários, e quando eles comunicam qualquer problema, a comunicação desempenha função de controle.
E quando esse funcionário reclama de algum membro para amigos do grupo a comunicação desempenha controle sobre o comportamento do colega.
A motivação facilita a motivação, pois esclarece aos funcionários o que deve ser feito, qual a qualidade do seu desempenho e o que fazer para melhorá-la por exemplo feedback e metas que estimulam a motivação e requerem comunicação.
A comunicação também é facilitadora de tomadas de decisões, pois proporcionam as informações que o grupo necessita para tomadas decisões.
A comunicação que ocorre dentro de um grupo é um mecanismo para que expressem suas frustrações ou sentimentos de satisfação, portanto fornecem o meio para expressão emocional de sentimentos e satisfação das necessidades sociais.
Controle, motivação, expressão emocional informação são as quatro funções básicas da comunicação dentro de um grupo ou organização. Nenhuma função