Comportamento organizacional
Trabalho apresentado como avaliação parcial de rendimento escolar da disciplina de Comportamento Organizacional – 1º Semestre Noturno - da Faculdade Anhanguera – Santa Terezinha ministrada pelo Professor Marco.
TAGUATINGA-DF \ 2010
1. Introdução
Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento. A antiga idéia de que o lucro vem em primeiro, deixando de lado os funcionários já não é bem aceita no meio. Hoje, se vê a importância que o individuo possui na organização e que sua atuação e satisfação faz sim toda diferença. O reconhecimento da importância do desenvolvimento das habilidades interpessoais dos executivos está intimamente relacionada com a necessidade das organizações em conseguirem funcionários com alto desempenho. Isto se torna particularmente crucial em um mercado bastante disputado. Existe cada vez mais concordância de opiniões sobre os componentes ou tópicos que constituem a área de estudos do comportamento organizacional. Embora haja alguma controvérsia sobre a importância relativa de cada um deles, é consenso que o comportamento organizacional inclui tópicos básicos de motivação, liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, conflitos, planejamento do trabalho e estresse.
2. O Comportamento Organizacional
Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e