Comportamento organizacional
INTRODUÇÃO
O comportamento organizacional é um campo de estudo que, através da compreensão do comportamento individual e de grupos dentro de uma empresa, procura convergir os recursos humanos para um processo de estímulo a produtividade gerando mais eficiência e eficácia no ambiente de trabalho.
Para viabilizar este objetivo, atua determinando as origens dos problemas ao mesmo tempo em que estabelece metas para resolvê-los e monitora seu desempenho.
Como campo de estudos, possui uma abordagem multidisciplinar procurando buscar um marco teórico conceitual que o integre a prática.
Suas principais variáveis são: estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento e habilidades interpessoais.
Pelo fato das estruturas organizacionais estarem sempre sujeitas a constantes mutações externas assim como de ser influenciadas por culturas diferentes nas relações de trabalho, torna-se um desafio muito grande gerenciar e promover o engajamento das forças produtivas no ambiente de trabalho, atenuando as tensões e estimulando o desenvolvimento nas equipes.
Com os conceitos de eficiência e eficácia nas organizações, podemos determinar que a eficiência é a maneira que uma atividade é desenvolvida, como organização elabora seu produto/serviços, quais recursos são utilizados, tempo, etc. Já na eficácia podemos nos referir ao resultado do produto, mas pode ocorrer também eficiência sem eficácia. Não adianta sermos eficientes se não formos à mesma proporção eficaz. Precisamos que a eficácia e eficiência andem lado a lado.
CAPÍTULO 1
Definições:
Robbins: “Comportamento Organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em