Comportamento Organizacional
Campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com proposito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficiência organizacional. Tenta entender a relação humana dentro do trabalho, tenta prever, explicar, compreender o comportamento, e interação de pessoas.
Variáveis Dependentes
São fatores chave que você pretende explicar, prever e que são afetados por algum outro fator.
1. Absenteísmo – Não comparecimento do funcionário ao trabalho. Pode ser legal (previsto em lei) ou Não legal (Não previsto em lei)
2. Rotatividade – Entrada e saída do pessoal na organização. Ponto negativo aumenta o custo para recrutamento, seleção e treinamento. Ponto positivo contribui pela flexibilidade da organização e entrada de novos talentos.
3. Cidadania Organizacional – Comportamento que não faz parte das exigências funcionais do cargo, mas que ajuda a promover o funcionamento eficaz da empresa.
4. Satisfação no trabalho – Conjunto de sentimentos que uma pessoa possui com relação ao seu trabalho.
5. Produtividade – Uma organização é produtiva quando consegue alcançar os objetivos, transformando matéria prima em produto ao custo mais baixo possível. Preocupação tanto com a eficácia tanto com a eficiência.
Variáveis Independentes
É a suposta causa de alguma mudança em variável dependente.
1. Nível do Individuo – Quando ingressa na organização suas características pessoais vão influenciar seu comportamento na organização.
2. Nível do Grupo – Comportamento do grupo é mais do que a soma das ações dos indivíduos integrantes desse grupo. As pessoas são diferentes isoladamente e em grupos. A análise envolve influencia do grupo sobre o comportamento do indivíduo.
3. Nível de Sistema Organizacional – Organização como um todo. Envolve o desempenho da organização formal, os processos do trabalho e as funções, politica e práticas de recursos humanos, cultura interna, etc.