Comportamento organizacional
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Comportamento Organizacional
Prof.ª EAD Yaeko Ozaki
Professora Tutora a Distância: Joyce Huber
– Tecnologia em Recursos Humanos
– Tecnologia em Recursos Humanos
– Tecnologia em Recursos Humanos
Caxias do Sul/RS
2013
INTRODUÇÃO
São vários os fatores que levam ao estudo do comportamento organizacional, e compreender o comportamento de uma organização é um desafio necessário nos dias de hoje.
Temos que levar em conta todos esses fatores, mas o principal é o ser humano. Nas empresas os indivíduos não se comportam como eles mesmos, e sim como membros do grupo em que estão inseridos, pois deles dependerá o sucesso ou o fracasso de uma organização, através da sua competência, atitudes, expansão do conhecimento e principalmente da comunicação existente na organização para estabelecer as metas e os objetivos.
Considerando também que uma organização consegue atingir seus objetivos quando ao investigar o comportamento dos indivíduos tende-se a melhorar tanto a eficiência, que é a capacidade de se obter bons produtos utilizando-se menos recursos, e a eficácia dos mesmos indivíduos em sua capacidade de fazer aquilo que é preciso para se alcançar o sucesso.
CAPÍTULO 1
O Comportamento Organizacional interfere diretamente no funcionamento de uma organização. Dele depende o desempenho dos profissionais, indivíduos e grupos da mesma. Onde se aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, a fim de fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.
Segundo Stephen P. Robins(2005), Comportamento Organizacional é o campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura organizacional têm sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, com o propósito de utilizar